História

HISTÓRIA

Fundação 1955-1966

A atividade da AANSC começou com a distribuição de leite da Caritas pelas crianças da Aldeia, para minorar o elevado índice de mortalidade infantil da época.

Instalou-se no r/chão degradado do Hospital Seixas Penetra – propriedade da Irmandade de N. S. dos Passos e Nossa Senhora das Candeias (INSPSC).

Apoiava cerca de 20 crianças vigiadas por uma funcionária.

A fim de suportar os encargos a Associação recorria a quotas mensais de meia dúzia de pessoas amigas.

Em 6 de Setembro de 1966 foram publicados os estatutos da Associação de Assistência de Nossa Senhora das Candeias.

1975 - 1982

A Irmandade (INSPSC) foi extinta e os seus bens foram doados à Associação – edifícios e terrenos anexos, entre os quais o hospital com o seu belo pátio dos castanheiros.

Em 1975 foi doada pelo Dr. Barrigas, uma casa entretanto restaurada transformada num edifício funcional capaz de albergar 75 crianças da Creche e Jardim de Infância. Também foi incluído na doação um armazém, depois transformado num salão polivalente, equipado com palco e 120 lugares de plateia.

Em 1975 instala-se a missão rural das Irmãs do sagrado Coração de Maria.

Em1982 é inaugurada a nova Sede da instituição.

“2000-2015”

Neste período fomentaram-se atividades culturais dedicadas aos jovens, como a música, a formação e serviços informáticos. Alargaram-se horizontes e investiu-se em instalações para o desporto e lazer num dos terrenos anexos ao Centro de Convívio. Em 2005 inaugurou-se o jardim e o Campo de Jogos. Uma nova cozinha industrial permitiu melhorar a qualidade do serviço de apoio domiciliário.

Hoje e amanhã….

Apostamos nas valências 3ª idade, com a abertura do Centro de Dia licenciado, com instalações atraentes e versáteis, capazes de acolher 30 utentes e a capacidade do Serviço de Apoio Domiciliário foi alargada para 40 utentes. Estas respostas para além dos serviços tipificados primam por desenvolver um vasto leque de atividades culturais, desportivas, recreativas visando promover experiências únicas em prol de um envelhecimento ativo.

Para assinalar os 50 anos que celebra a Associação em 2016, foi reformulada a imagem institucional, que tem agora uma nova imagem de marca, valorizando e potenciando outras formas de financiamento para a instituição.

Apostamos também na diversificação de serviços abertos à comunidade, abertos a novos desafios do futuro. Atividades como a música e outras de natureza artística e cultural estão a ser revitalizadas, passando a ter um lugar ainda maior nos planos de atividades.